O início da minha carreira em SEO aconteceu em 2010, quando estava começando a “criar sites” e me deparei com uma ferramenta que facilitou muito a minha vida, o WordPress. Como precisava de menos tempo para fazer um site, ficava explorando alguns plugins que utilizava e acabei encantando por entender as “mágicas” que os de SEO faziam com os sites. Desde então, comecei a estudar mais sobre a área e aplicar os aprendizados nos projetos que desenvolvia.

Mini currículo

Formado em Física, Mestre em Educação e possui experiência com SEO desde 2010. Já trabalhou com contas de pequeno, médio e grande porte, dentre elas: Avon, B2W (Americanas, Shoptime e Submarino), Reserva, 3M, TIM, Tecnisa, Saraiva. Atualmente é Coordenador de SEO da i-Cherry.

Minha jornada com SEO

Quando finalizei a graduação em Física (2013), fui procurar um emprego na minha área de formação e também em agências de publicidade, pois era uma possibilidade a mais. Na época, as vagas de SEO eram escassas e as possibilidade de atuação ficavam restritas a agências. Enviei alguns currículos, inclusive para outras áreas do marketing digital, pois o meu objetivo era entrar em alguma para ser uma porta de entrada em SEO. Nesse meio tempo participei de alguns processos seletivos e acabou dando certo de eu ingressar na i-Cherry. Foi uma experiência incrível, pois até então eu tinha muita bagagem conceitual (lia bastante sobre o assunto), pouca experiência prática (os sites que desenvolviam eram bem pequenos e permitiam mais aplicações técnicas) e lá me proporcionou o contato com clientes de médio e grande porte, de diversos segmentos.

Alguns meses depois, recebi a notícia que tinha passado no programa de mestrado da UFPR e que as aulas seriam no período da tarde, o que inviabilizava eu trabalhar como CLT. Como a carreira acadêmica também sempre foi um sonho para mim, resolvi arriscar. Iniciei meu mestrado e logo na sequência recebi um convite para trabalhar em uma startup (Canal da Peça) em São Paulo como PJ (Pessoa Jurídica). Com isso, consegui conciliar o trabalho com o mestrado.

Cerca de um ano e meio depois, surgiu uma grande crise econômica no país e quase metade da equipe que eu fazia parte foi desligada. Isso fez com que voltasse para Curitiba e procurasse algo na área. Coincidentemente, uma semana antes disso acontecer, havia visto uma vaga para trabalhar com SEO numa agência em Curitiba. Fiz algumas conversas e cerca de duas semanas comecei a trabalhar na Bluefoot. Foi uma experiência enriquecedora, pois pude trabalhar com clientes menores (os desafios são diferentes e muitas vezes mais complicados do que se trabalhar com clientes maiores), entender mais sobre outras áreas do marketing digital e também crescer profissionalmente.

Quase dois anos depois, surgiu a oportunidade de eu retornar para a i-Cherry, agora para coordenar uma equipe de SEO. No momento em que escrevo o conteúdo desta página, completo um pouco mais de um ano trabalhando lá. Foram vários desafios e várias conquistas, desde a retenção e obtenção de novos clientes até mais do que dobrar a quantidade de pessoas no time.

Formação Acadêmica

  • Licenciatura em Física, 2009 – 2013 (Universidade Federal do Paraná)
  • Mestrado em Educação, Materiais Didáticos Digitais, 2014 – 2016. (Universidade Federal do Paraná)

Experiências Profissionais

  • Coordenador de SEO na Agência i-Cherry (06/2017 – atualmente)
  • Gestor na Agência BlueFoot (08/2016 – 05/2017)
  • Coordenador de SEO na Agência Bluefoot (05/2016 – 08/2016)
  • Analista SEO Pleno na Agência Bluefoot (05/2015 – 05/2016)
  • Analista SEO no Marketplace Canal da Peça (04/2014 – 05/2015)
  • Analista SEO na Agência i-Cherry (09/2013 – 03/2014)
  • Bolsista de Extensão no NPPD (Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas) – UFPR (10/2010 – 10/2013)
  • Professor de Informática (básico, intermediário e avançado) no NAPI –
    PUCPR (03/2009 – 11/2012)